A Polícia Federal deflagrou hoje (16/9) a Operação PATROCÍNIO, com o objetivo de identificar uma organização criminosa que movimentou mais de meio milhão de reais da Caixa Econômica Federal entre outubro de 2012 e abril de 2013.
Cerca de 60 policiais federais cumprem 13 mandados de busca apreensão, sendo 10 no Distrito Federal, 2 em Goiás e 1 em São Paulo.
Os suspeitos terão que prestar esclarecimentos sobre as transferências ilícitas que receberam nas contas, assim como sobre a invasão de uma conta bancária realizada por meio de acessos ilícitos ao Internet Banking da Caixa Econômica Federal.
Durante a Operação, foram apreendidos notebooks, smartphones, pen drives, tablets, HDs externos, cartões de memória entre outros equipamentos e documentos que apontam a relação entre os envolvidos na fraude. Todo o material recolhido passará por exame pericial nas unidades da PF responsáveis pela execução das buscas domiciliares. Pelo um dos integrantes da organização criminosa possui amplo conhecimento em informática.
Os responsáveis pelos crimes deverão responder por furto qualificado pela fraude, pela participação em organização criminosa e, eventualmente, pela quebra do sigilo bancário, ocorrido quando da invasão da conta da CAIXA. As penas somadas por esses crimes podem chegar a 20 anos de prisão e multa, além da obrigação de devolver todo o dinheiro recebido indevidamente.
Não há funcionários da Caixa Econômica envolvidos no esquema e o banco não foi alvo de buscas.
Fonte: Polícia Federal